O ESSENCIAL: Bolsonaro facilita porte e posse de armas em novo decreto

E mais: corte nas Forças Armadas, recriação de ministérios e jogo épico na Europa
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 7 de MAIO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que muda regras de posse e porte de armas para colecionadores, caçadores e atiradores. A Casa Civil divulgou apenas um resumo do documento, com pontos como a ampliação do uso de armas na zona rural e para defesa pessoal.

Em detalhes: o decreto altera ainda regras sobre limite de compra de munição e importação de armas. Veja os principais pontos.

Repercussão: especialistas em segurança pública expressaram preocupação com o aumento do arsenal nas ruas e a licença para obter calibres restritos.
 
Durante almoço em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro comunicou aos comandantes militares que o orçamento das Forças Armadas terá corte de 43%. Míriam Leitão conta que os generais expressaram incertezas e citaram o PT.

O governo também bloqueou 87% do orçamento do Censo já este ano.

Declaração: antes de se encontrar com os generais, Bolsonaro exaltou o ideólogo Olavo de Carvalho, que tem atacado os militares do governo nas redes sociais, e pediu que a briga seja “página virada”.
 
Para atender pleitos do Congresso, o governo decidiu desmembrar em duas pastas o Ministério do Desenvolvimento Regional. Também vai recriar o Conselho de Segurança Alimentar (Consea). As iniciativas constarão do relatório do do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) sobre a Medida Provisória que alterou a estrutura administrativa do governo.

Bastidores: partidos do centrão e da oposição fecharam acordo para tentar retirar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça.

Detalhe em destaque: o relatório sobre a MP inclui proibição a auditores da Receita Federal de investigar crimes não fiscais.
Cronograma do relator: Samuel Moreira (PSDB-SP) quer que a comissão especial da Câmara encerre debate sobre a reforma da Previdência no dia 29 de maio, mas admite extensão do prazo.
Negócios em dólar: o Ministério Público Federal denunciou o empresário Wesley Batista por lucrar R$ 70 milhões na Bolsa de Valores com informações privilegiadas após sua delação.
Contra opositores: mais de duas mil pessoas foram detidas por razões políticas na Venezuela este ano, informou a ONG Foro Penal.
Data para megaproduções: a Disney anunciou três novos filmes de “Star Wars” a partir de 2022 e mais quatro longas do universo de “Avatar”.
Goleada histórica: o Liverpool se classificou à final da Liga dos Campeões ao vencer o Barcelona por 4 a 0.
José Padilha, diretor de cinema e TV
Comentário sobre o ministro da Justiça, Sergio Moro, durante lançamento da segunda temporada da série ‘O Mecanismo’, da Netflix, sobre os bastidores da Operação Lava-Jato
Peças estão entre os 2.700 itens resgatados dos escombros do prédio destruído pelo incêndio. Direção diz que MEC não repassou dinheiro este ano
Luciana Fróes conta como foi a cerimônia de lançamento da nova edição do guia gastronômico, que recomenda 165 estabelecimentos: veja lista completa
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.