O ESSENCIAL: Áudio contradiz versão de porteiro sobre Bolsonaro no caso Marielle, diz MP

E mais: taxa de juros, Lava-Jato no STF, final da Libertadores, imigração em Portugal
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 30 de OUTUBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A entrada do ex-policial Élcio de Queiroz no Condomínio Vivendas da Barra, no Rio, no dia do assassinato da vereadora Marielle Franco foi autorizada pelo policial aposentado Ronnie Lessa, afirmou o Ministério Público do Rio. Os dois estão presos pela morte da parlamentar. Segundo promotores, o depoimento do porteiro que afirmou que a entrada havia sido autorizada pela casa do presidente Jair Bolsonaro é incompatível com o áudio registrado na portaria.

Reação: pela manhã, o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, divulgou vídeos para contestar a versão do porteiro. Ele exibiu áudio que seria o registro da entrada de Élcio no condomínio. Carlos teve acesso ao material por ser morador do local.

Repercussão: o procurador-geral Augusto Aras recebeu e arquivou informações sobre a suspeita envolvendo Bolsonaro. No entanto, Aras repassou ao Ministério Público Federal do Rio pedido para investigar suposta irregularidade no depoimento do porteiro. O pedido foi feito pelo ministro Sergio Moro (Justiça).
 
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa básica de juros em meio ponto percentual, para 5% ao ano. É o menor patamar da Selic na história — em outubro de 2016, a taxa era de 14,25%. A redução era esperada por analistas de mercado, que já avaliam que possibilidade de novo corte ainda este ano.

Por que isso importa: juros baixos influenciam o financiamento da casa própria, os investimentos e a dívida do governo. Entenda os impactos em cinco pontos.

Em paralelo: a Caixa Econômica Federal reduziu a taxa de juros do crédito imobiliário. A taxa mínima será de 6,75%, a menor do mercado. O banco também cortou pela metade a taxa de administração dos recursos do FGTS . A medida foi negociada para a instituição manter o monopólio da gestão do fundo.
Viu isso?
Óleo no mar: pesquisadores da UFRJ encontraram mancha de 200km² próxima ao sul da Bahia. Marinha e Ibama negam que seja petróleo.
Lava-Jato no STF: o ministro Edson Fachin determinou a prisão do ex-deputado Nelson Meurer, primeiro condenado da operação na Corte.
Presos outra vez: os ex-governadores do Rio Anthony e Rosinha Garotinho voltaram à prisão após decisão do Tribunal de Justiça.
Morte no Amazonas: uma ação da Polícia Militar deixou 17 pessoas mortas em Manaus. Nenhum policial ficou ferido.
Ato decisivo: o governo do Chile garantiu segurança para final da Copa Libertadores, entre Flamengo e River Plate, em Santiago.
Depoimento: a Casa Branca omitiu frases da transcrição oficial do telefonema entre Trump e presidente ucraniano, disse testemunha.
Coletando dados: o instituto de estatística da Espanha decidiu rastrear o movimento de todos os celulares do país durante oito dias.
Primeiro-ministro António Costa apresentou propostas para receber e regularizar estrangeiros no país, que devem beneficiar milhares de brasileiros
Premiação consagrou Ludmilla, promoveu encontros no palco e teve lançamento de canção inédita de Anitta e Marília Mendonça
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.