O ESSENCIAL: Criticado por ministros, Bolsonaro pede desculpas ao STF

E mais: óleo perto de Abrolhos, casal Garotinho, Linha Amarela, missão espacial secreta
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 29 de OUTUBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Após críticas do ministro Celso de Mello, outro integrante do Supremo Tribunal Federal reagiu ao vídeo postado pelo presidente Jair Bolsonaro com leões e hienas em referência a supostas ameaçadas da Corte, partidos e organizações. Marco Aurélio Mello disse que o vídeo é uma tentativa de criar “cortina de fumaça” no momento em que são divulgados áudios de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, filho do presidente.

Reação: na Arábia Saudita, Bolsonaro pediu desculpas ao STF, disse que a publicação do vídeo foi um erro e prometeu retratação. Ele isentou o filho Carlos Bolsonaro no episódio.
 
O avanço do óleo no litoral brasileiro ameaça a região do parque nacional marinho de Abrolhos, na Bahia, local que é considerado berçário de baleias e corais raros. As manchas já chegaram a Canavieiras, município que fica a 160 quilômetros de Abrolhos. Nesta terça-feira, o Ibama atualizou para 268 o número de pontos afetados desde 30 de agosto — 98 não voltaram a ter manchas após ações de limpeza.

Reação nacional: o Ministério da Agricultura proibiu pesca de lagosta e camarão em áreas atingidas pelo petróleo.

O que foi dito: o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, chamou o derramamento de “a maior agressão ambiental sofrida na história do país” e comparou ao vazamento da petroleira BP no Golfo do México, em 2010. O ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) afirmou que o óleo não causa prejuízo ao presidente Jair Bolsonaro: “No final das contas, vai mostrar que o governo foi efetivo no combate”.
Viu isso?
Visita de Bolsonaro: o fundo soberano da Arábia Saudita vai investir US$ 10 bilhões em projetos no Brasil, anunciou o governo.
Linha Amarela: após prever 30 dias, a Lamsa antecipou a retomada cobrança do pedágio na via para 0h da próxima sexta-feira.
Reação do prefeito: Marcelo Crivella enviou projeto de lei à Câmara Municipal para assumir cobrança de pedágio na Linha Amarela.
De volta à prisão: desembargadores do Rio derrubaram liminar que garantia liberdade aos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho.
Sítio de Atibaia: o STJ suspendeu julgamento do TRF-4, marcado para quarta-feira, que poderia anular condenação do ex-presidente Lula.
Lava-Jato em São Paulo: operação da Polícia Federal mirou familiares e pessoas ligadas ao ex-diretor da Dersa Paulo Preto.
Mundial de Clubes: antes da final da Libertadores, torcedores do Flamengo já buscam informações sobre viagem ao Qatar. Veja preços.
De saída: o primeiro-ministro do Líbano, Saad al-Hariri, renunciou após 13 dias de protestos por taxa sobre chamadas do WhatsApp.
Hamilton Mourão, vice-presidente
Declaração sobre reportagem do GLOBO que revelou marca de mais de um milhão de registros ativos de armas na Polícia Federal. Para vice-presidente, arma é questão de livre-arbítrio, e número deveria ser maior diante do tamanho da população brasileira
Aeronave da Força Aérea dos EUA foi usada em testes de tecnologias avançadas e quebrou recorde de permanência em órbita
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.