Quem é: Arthur Soares é dono do grupo Facility, um dos principais prestadores de serviço no governo de Sérgio Cabral no Rio. Ele é acusado pela Lava-Jato de participar de licitações fraudadas e pagar propinas a autoridades públicas — Cabral teria recebido US$ 10,4 milhões entre 2012 e 2013. “Rei Arthur” é suspeito de atuar na compra de votos para o Rio sediar a Olimpíada de 2016.
O Brasil registrou recorde na concentração de áreas rurais nas mãos de grandes produtores: 1% das propriedades ocupa quase metade do território agrícola do país, segundo o Censo Agropecuário, divulgado pelo IBGE. Em contrapartida, 50% dos estabelecimentos com até 10 hectares representam apenas 2,3% do campo. De todas as regiões, somente no Nordeste houve redução do índice que afere a desigualdade.
Argentinos e uruguaios vão às urnas no domingo para eleições presidenciais. No Uruguai, a Frente Ampla tem vantagem na busca pelo quarto mandato consecutivo, mas a redução no crescimento econômico deve fazer o candidato do partido Daniel Martínez enfrentar segundo turno , indicam pesquisas de intenção de voto. Enquanto isso, a Argentina caminha para troca no poder: Alberto Fernández lidera a corrida pela Casa Rosada à frente do presidente Mauricio Macri desde as prévias eleitorais.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.