O ESSENCIAL: Áudios vazados e disputa por liderança aprofundam crise no PSL

E mais: julgamento no STF, assalto em Viracopos, Direitos Humanos na ONU, Brexit
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 17 de OUTUBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Pivô da mais recente disputa no PSL com o grupo do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Delegado Waldir (GO) foi mantido na liderança do partido na Câmara dos Deputados. A vitória sobre a ala bolsonarista, no entanto, custou à deputada Joice Hasselmann o cargo de líder do governo no Congresso. Por apoiar Waldir, ela foi substituída, em decisão referendada por Bolsonaro. A disputa interna também fez cinco aliados do presidente perderem postos de vice-liderança.

Aconteceu hoje: áudios vazados aprofundaram a crise no PSL. Pela manhã, Bolsonaro chamou de “desonestidade” ter sido gravado articulando para destituir Waldir da liderança do partido. À tarde, foi divulgada gravação de Waldir dizendo que poderia “implodir” o presidente, chamado de “vagabundo”. O deputado Daniel Silveira (RJ) admitiu ter se “infiltrado” na reunião da ala do PSL que está contra Bolsonaro para gravar o novo adversário.

Nas redes: também houve troca de acusações no Twitter entre Joice Hasselmann, o assessor especial da Presidência Filipe Martins e o deputado estadual Douglas Garcia (SP).

Em paralelo: a cúpula do PSL sondou o DEM sobre possível fusão.
 
O Supremo Tribunal Federal deu início ao julgamento que vai definir o momento da execução da pena de condenados. Ao iniciar a sessão, o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, defendeu o STF e disse que o caso em análise não se refere a um réu específico — a decisão pode impactar a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros condenados na Lava-Jato. Os onze ministros votarão apenas na próxima sessão, marcada para quarta-feira, dia 23.

O que aconteceu: o ministro Marco Aurélio Mello leu seu relatório sobre o caso, e advogados discursaram no plenário. Houve menções à Bíblia, ao slogan de campanha do presidente Jair Bolsonaro, aos julgamentos do mensalão e a Lula. Veja resumo do que foi dito.

Em detalhes: Marco Aurélio reclamou de Toffoli ter cassado, durante o recesso judiciário, liminar sobre a prisão em segunda instância. “Presidente do STF não é superior aos ministros”, afirmou.

Em paralelo: o vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PSC) usou a conta do presidente Jair Bolsonaro no Twitter para defender a execução de pena na segunda instância. Depois, apagou a mensagem e pediu desculpas.
Viu isso?
Crime, susto e morte: três suspeitos de participarem de assalto ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), foram mortos. Na fuga, um homem fez mulher e bebê reféns e foi alvejado por atirador da PM.
Avião da FAB: a promotoria da Espanha pediu pena de oito anos de prisão para o militar brasileiro que portava 37 quilos de cocaína na comitiva de Bolsonaro.
Busca por vítimas: bombeiros confirmaram a quinta morte no desabamento de prédio residencial em Fortaleza.
Pioneiro da TV: o diretor Maurício Sherman morreu, aos 88 anos. Artistas e personalidades prestaram homenagens.
Nações unidas: o Brasil foi reeleito para o Conselho de Direitos Humanos da ONU. A Venezuela ocupará a outra vaga da América Latina.
Brexit: o Reino Unido e a União Europeia chegaram a acordo a partir de proposta de Boris Johnson. Pacto precisa ser aprovado pelo Parlamento.
Palco da decisão: a Conmebol confirmou o Maracanã como sede da final da Copa Libertadores do ano que vem.
Tabata Tesser, socióloga
Em entrevista, integrante do movimento “Católicas Pelo Direito de Decidir” explica a Teologia Feminista e defende que o Cristianismo se reinvente para debater temas como aborto, homossexualidade e outros assuntos considerados tabus no ambiente religioso
Myllena e Alison Silva, ambos com 26 anos, são donos de mercearia em comunidade de São Paulo e juntaram R$ 10 mil para a casa própria
Organismo revelado por zoológico, ‘Blob’ não tem cérebro, boca ou estômago, mas digere alimentos e se cura em dois minutos caso seja partido ao meio
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.