O ESSENCIAL: Senador diz que Eduardo Bolsonaro participa de conspiração no PSL

E mais: desmatamento, disputa no BNDES, ação contra Collor, manchas de óleo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 11 de OUTUBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A disputa interna no PSL foi tema de denúncias de conspiração, pedido de auditoria de contas e acusações contra os filhos do presidente Jair Bolsonaro. O senador Major Olímpio (SP) criticou senador Flávio Bolsonaro (RJ) e o deputado Eduardo Bolsonaro (SP): “O que está desgastando muito o presidente são filhos com mania de príncipe”.

Por sua vez, Jair Bolsonaro declarou ter inimigos dentro e fora do Brasil: “os de dentro são os mais terríveis”. Ele pediu apuração sobre a distribuição de recursos do fundo partidário.

Em paralelo: pela manhã, Bolsonaro participou de formatura de policiais militares em São Paulo ao lado do governador João Doria (PSDB) — Bolsonaro foi aplaudido, e Doria, vaiado. No evento, o presidente tirou fotos com uma criança com arma de brinquedo na mão.
 
O desmatamento na Amazônia subiu 92,7% entre janeiro e setembro deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2019, foram 7.853,91 km² de áreas verdes destruídas, informa balanço parcial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Entenda: os alertas foram emitidos pelo Deter, mecanismo do Inpe que é usado para orientar órgãos de fiscalização ambiental. Ao longo do ano, o governo federal tem questionado os dados do sistema, que servem para indicar tendência de aumento ou de redução. Os dados oficiais do desmatamento são fornecidos por outro programa do Inpe, o Prodes.
Viu isso?
Conflito no BNDES: André Laloni, diretor de investimentos do banco, pediu licença do cargo. Ele é alvo de reclamações de funcionários e esteve envolvido em demissão de superintendente.
Alvo da PF: o senador Fernando Collor teve endereços revistados em investigação sobre lavagem de dinheiro em compra de imóveis.
Sem permissão: o MPF denunciou o servidor da Receita Federal que acessou dados fiscais sigilosos de Jair Bolsonaro no ano passado.
Nova derrota: o TRF-2 negou recurso do governo e manteve o edital público para financiar produções com temática LGBT.
Fusão no fomento: o governo cogita fundir a Capes e o CNPq. Proposta é criticada por grupo de entidades ligadas à pesquisa acadêmica.
Dano em expansão: praias de Salvador e reserva no Maranhão foram atingidas pelas manchas de óleo que afeta o litoral do Nordeste.
Morte e barbárie: a menina Estela, de 6 anos, foi enforcada pelo tio por ter brigado com o irmão, afirmou o delegado que investiga o crime.
Presa em Washington: a atriz Jane Fonda, de 81 anos, foi detida em manifestação contra as mudanças climáticas.
Trégua na guerra comercial: EUA e China chegaram a acordo parcial, que envolve concessões agrícolas e adiamento de aplicação de tarifas.
Maria Rita Lopes Pontes, sobrinha de Irmã Dulce
Declaração sobre a canonização de Irmã Dulce, cuja cerimônia está marcada para este domingo no Vaticano
Homem de 63 anos foi submetido, em hospital de Ribeiro Preto, a tratamento que altera células em laboratório para atacar o tumor
Dedicados a filmes curtos, TikTok e Kwai já aparecem nas listas de mais baixados nas lojas virtuais. Eles facilitam edição com inúmeros filtros e efeitos
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.