A crise no PSL ameaça a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (SP) para a embaixada brasileira em Washington , afirmam aliados do presidente Jair Bolsonaro. A situação passou a ser classificada como “insustentável” após a derrota na tentativa de tornar o parlamentar líder do partido na Câmara. Senadores reclamaram de Eduardo ter manifestado prioridade para a disputa na sigla, em vez do posto diplomático. Oficialmente, o Palácio do Planalto diz que a indicação está mantida.
Análise: Eduardo, o deputado mais votado da história do país, foi derrotado em “eleição de síndico”, o que elevou dificuldade de o governo convencer senadores.
Em paralelo: três parlamentares que apoiaram o líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO), afirmaram ter recebido ameaças do governo de perder cargos indicados nos estados.
Entrevista: destituída da liderança do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) diz que traição é “modus operandi” da administração Bolsonaro.
O governo vai enviar ao Congresso pacote de medidas econômicas para ser tocado após a aprovação da reforma da Previdência. Haverá propostas em quatro frentes: reformas administrativa e tributária, revisão do pacto federativo e redução das despesas obrigatórias para aliviar o Orçamento.
Aconteceu ontem: a estratégia foi acertada em reunião entre o ministro Paulo Guedes (Economia) e os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Não foi definida ordem para tramitação das propostas.
O que se sabe: a reforma tributária deve ser fatiada, com prioridade para unificação de PIS e Cofins, e será analisada por comissão mista de deputados e senadores. A reforma administrativa será encaminhada à Câmara, com foco na reformulação das carreiras de servidores. O pacto federativo será apresentado ao Senado.
Salas do Rio se antecipam às regras de acessibilidade que entrarão em vigor em 2020. Também são realizadas projeções para pessoas com distúrbios sensoriais
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.