Apesar de promessas públicas do presidente Donald Trump, os Estados Unidos não formalizaram apoio ao ingresso do Brasil na Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O país foi preterido por Argentina e Romênia, que ganharam endosso do governo americano.
Por que isso importa: o apoio formal à entrada na OCDE era uma das contrapartidas acertada no encontro entre Trump e Bolsonaro ao pacote de concessões feitos pelo Brasil, como o fim da exigência de visto para turistas americanos, o acesso dos EUA à base de Alcântara (MA) e a decisão brasileira de abrir mão de status especial na Organização Mundial do Comércio.
O que isso significa: além do valor recorde nos lances, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) estima que os blocos leiloados podem gerar produção de até 500 mil barris do óleo por dia e royalties de R$ 100 bilhões.
Confusão na Cinelândia: terminou em confronto o protesto de taxistas na Câmara Municipal do Rio, que votava projeto que restringe transporte de passageiros em carros particulares. A votação foi adiada.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.