O ESSENCIAL: EUA frustram governo brasileiro ao recusar apoio sobre OCDE

E mais: entrevista de Luciano Bivar, leilão de petróleo, Nobel de Literatura
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 10 de OUTUBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Apesar de promessas públicas do presidente Donald Trump, os Estados Unidos não formalizaram apoio ao ingresso do Brasil na Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O país foi preterido por Argentina e Romênia, que ganharam endosso do governo americano.

Repercussão: a negativa foi recebida com frustração pelo governo brasileiro. Publicamente, no entanto, autoridades dizem que o apoio americano está mantido, mas Argentina e Romênia têm prioridade. O assessor internacional do presidente Jair Bolsonaro, Filipe Martins, disse que há “histeria” na repercussão sobre a recusa. A embaixada dos EUA em Brasília afirmou, em texto, que o país continua a favor da proposta brasileira.

Por que isso importa: o apoio formal à entrada na OCDE era uma das contrapartidas acertada no encontro entre Trump e Bolsonaro ao pacote de concessões feitos pelo Brasil, como o fim da exigência de visto para turistas americanos, o acesso dos EUA à base de Alcântara (MA) e a decisão brasileira de abrir mão de status especial na Organização Mundial do Comércio.

Opinião: apesar de o governo minimizar, a decisão dos EUA é uma ampla derrota para a administração Jair Bolsonaro, afirma Míriam Leitão.
 
O governo obteve arrecadação recorde de R$ 8,9 bilhões em nova rodada de leilão de petróleo. No entanto, apenas 12 dos 36 blocos ofertados foram arrematados — não houve interessados em campos próximos ao parque marinho de Abrolhos , no litoral da Bahia. A exploração dessas áreas foi alvo de protesto de ambientalistas.

O que isso significa: além do valor recorde nos lances, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) estima que os blocos leiloados podem gerar produção de até 500 mil barris do óleo por dia e royalties de R$ 100 bilhões.

Reação: a ANP pretende realizar novos estudos sobre os campos de petróleo que não foram arrematados para tornar a oferecê-los ao mercado. O governo também tem interesse na exploração em áreas além das 200 milhas náuticas da costa brasileira, chamada de Amazônia Azul.

Em paralelo: o ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) disse que o petróleo que atinge a costa do Nordeste tem características iguais ao do produzido na Venezuela. O presidente Jair Bolsonaro chamou o vazamento de “ato criminoso”. A estatal venezuelana PDVSA negou ter relação com o episódio.
Viu isso?
Ficou sem prazo: Bolsonaro vetou projeto que dava 24 horas para rede de saúde notificar indício ou confirmação de violência contra mulher.
Doze condenações: nova sentença elevou para 267 anos e 9 meses a soma das penas de prisão do ex-governador do Rio Sérgio Cabral.
Novo laudo: peritos da Justiça apontaram que ainda há riscos nas obras da Avenida Niemeyer, interditada desde maio.
Confusão na Cinelândia: terminou em confronto o protesto de taxistas na Câmara Municipal do Rio, que votava projeto que restringe transporte de passageiros em carros particulares. A votação foi adiada.
Reação a críticas: o presidente da Turquia ameaçou romper pacto migratório e enviar 3,6 milhões de imigrantes para a Europa.
Amistoso em Cingapura: a seleção brasileira completou três jogos sem vitória ao empatar com o Senegal em 1 a 1.
Fenômeno do esporte: a americana Simone Biles, de 22 anos, conquistou seu 16º ouro em mundiais de ginástica.
Luciano Bivar, deputado federal e presidente do PSL
Em entrevista ao GLOBO sobre disputa interna no PSL, diz que o presidente Jair Bolsonaro está mal aconselhado e que interessados querem o controle do partido para “fazer coisas que não são éticas”
Olga Tokarczuk recebe o prêmio de 2018 (leia trecho de romance inédito no país). Laureado de 2019, Peter Handke defende sérvio acusado de genocídio
‘Essa gente’ trata de escritor decadente. Obra, que chega às livrarias em novembro, é a primeira publicação do autor após vencer o Prêmio Camões
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.