O ESSENCIAL: Óleo recolhido em praias do Nordeste já chega a 525 toneladas

E mais: a viagem de Bolsonaro por cinco países, 7 mortos durante protestos no Chile e a folgada liderança do Flamengo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 21 de Outubro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!

 
 
A Marinha informou ontem que o volume de resíduos de óleo recolhidos nas praias do Nordeste já chegou a 525 toneladas. O material vem sendo retirado das águas desde o dia 2 de setembro, quando surgiram as primeiras manchas de petróleo na Paraíba. O governo federal prometeu repassar recursos para os estados intensificarem ações de monitoramento e limpeza na região. 

Mistério sobre a origem: quase dois meses depois do início do vazamento, autoridades ainda não conseguiram mostrar como o óleo começou a se espalhar pelo litoral. Cientistas calculam que o ponto de origem do despejo esteja em uma área entre 600 km e 700 km da costa brasileira.

Postura do governo criticada: o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Fabiano Contarato (REDE-ES), critica a omissão do poder público ao lidar com o desastre ambiental. "O governo não sabe absolutamente nada".

Protesto em campo: O Bahia promete entrar em campo hoje contra o Ceará pelo Campeonato Brasileiro com a sua tradicional camisa tricolor com manchas de óleo. 

 
Em meio a uma crise com o PSL, o presidente Jair Bolsonaro começa hoje uma viagem internacional de duas semanas. No período, Bolsonaro passará por Japão, China, Emirados Árabes, Qatar e Arábia Saudita. Um dos principais compromissos da agenda econômica será um fórum de investimentos chamado 'Davos no deserto'.  

Crise no PSL: principal tema do noticiário político na semana passada, o debate sobre a liderança do PSL poderá ser reaberto. Embora Delegado Waldir tenha vencido a disputa contra Eduardo Bolsonaro, há ainda insatisfação com o seu nome na bancada.  

Gargalos para 2020: Embora o partido do presidente tenha um generoso fundo para gastar nas eleições do ano que vem, a legenda não tem diretórios municipais constituídos em 75% das cidades brasileiras. 
Fernando Gabeira
Viu isso?
Cortes nas despesas: em busca de alívio nos gastos com a folha do funcionalismo, estados já iniciaram reformas para reduzir custos com pessoal.
Última chamada para Deltan: o coordenador da força-tarefa da Lava-Jato tem até hoje para decidir se tenta concorrer a uma vaga de procurador regional e deixa a operação
Entrevista do dia: A atriz Malu Galli desabafa: "Quando falo de candomblé, perco vários seguidores"
Para ler com calma
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.