O ESSENCIAL: Fernández vence na Argentina

E mais: o futuro da América Latina, novo áudio de Queiroz, projeto para novas construções no Rio
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 28 de Outubro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
Eleitores de Fernández e de sua vice, Cristina Kirchner, comemoram do lado de fora do quartel-general da Frente de Todos Foto: Ronaldo Schemidt / AFP
Candidato da aliança entre peronistas e kirchneristas, Alberto Fernández foi eleito presidente da Argentina neste domingo. Ele e sua companheira de chapa, a senadora e ex-presidente Cristina Kirchner, conseguiram 48% dos votos, derrotando o presidente Mauricio Macri, que tentava a reeleição. A crise econômica que Macri herdou e não conseguiu resolver, entregando um país com indicadores ainda piores do que recebeu, facilitou o caminho.

Quem é ele, afinal? Professor há 35 anos da Faculdade de Direito da Universidade Nacional de Buenos Aires, a mais importante do país, Alberto Fernández é um camaleão político que sempre atuou nos bastidoresFoi chefe de Gabinete de Néstor Kirchner e passou quase dez anos rompido com Cristina.

E agora? A crise econômica ocupou papel central na campanha — muito acima de questões como os escândalos de corrupção envolvendo ex-funcionários kirchneristas e até mesmo a ex-presidente e sua família, Fernández foi uma revelação política com a qual o macrismo não contava. O  mercado teme que um governo peronista e kirchnerista faça mudanças radicais na política econômica, e há dúvidas sobre uma eventual renegociação da dívida pública, iniciativa que Fernández já antecipou. A aliança não deu muitas pistas sobre seu programa econômico, e essa incerteza preocupa investidores dentro e fora do país.

Enquanto isso, no Uruguai:  foi confirmado o segundo turno entre os candidatos da Frente Ampla, Daniel Martínez, e do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou. Eles voltam a se enfrentar nas urnas em 24 de novembro.

E no Chile: o presidente Sebastián Piñera decretou o fim do estado de emergência a partir de hoje. Ele alertou os ministros para colocarem seus cargos à disposição, e analistas dizem que pelo menos nove devem deixar o governo. As manifestações seguem, contra a qualidade dos serviços públicos e o custo de vida elevado.
 O o subtenente da reserva da Polícia Militar do Rio Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro. Foto: Reprodução/SBT
Em novo áudio obtido pelo GLOBO, Fabrício Queiroz, o ex-assessor de Flávio Bolsonaro suspeito de fazer rachadinha — prática em que servidores de gabinetes devolvem parte dos salários a parlamentares —, demonstra preocupação com as investigações de que é alvo no Ministério Público do Rio. "O MP está com uma pica do tamanho de um cometa para enterrar na gente e não vem ninguém agindo" , diz Queiroz. "Eu não vejo ninguém mover nada para tentar me ajudar".
O prefeito Marcelo Crivella enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que facilita construções em encostas de toda a cidade até o limite das áreas de conservação ambiental. O pacote abre caminho também para apartamentos menores na Zona Sul e na Barra, além de prever a legalização de boa parte dos loteamentos de classe média construídos irregularmente na Zona Oeste. Veja as principais mudanças propostas.

O caminho do projeto: O texto começou a tramitar na segunda-feira passada. Apenas quatro dias depois, já tinha recebido parecer favorável na maioria das comissões.

O que dizem os especialistas: O mercado imobiliário aprovou, mas urbanistas criticam a medida. Eles argumentam que, desde a década de 1970, essas áreas mais íngremes da cidade são protegidas por lei para reduzir os riscos de deslizamentos. "Se essa proposta passar, o impacto urbanístico será irreversível", alerta o arquiteto Washington Fajardo.
Viu isso?
Reforma da Previdência: Veja como a reforma afeta a vida de cada brasileiro. E calcule aqui o valor dos seus benefícios.
Torneira fechada: Por falta de verbas ou falhas em contratos, 437 obras federais, como a Linha 4 do metrô, estão paradas no Estado do Rio. São R$ 53,5 bilhões em investimentos congelados. 
Cara de robô, jeito de robô: Postagens em série, repetidas e em intervalos curtos turbinam pautas bolsonaristas nas redes sociais, como ataque a Joice Hasselmann e defesa do ministro Weintraub. 
E assim nasceu a internet: Pesquisador americano conta como comandou experimento que deu origem à rede, em 1969, na Califórnia.
O papa e a Amazônia: Ao encerrar o sínodo, papa Francisco denunciou pilhagem na região e condenou quem considera os indígenas "atrasados e de pouco valor". Relatório final do encontro propõe a ordenação de padres casados na região e denuncia "pecado ecológico" do desmatamento.
Quer viver fora do Brasil? Veja dicas para trabalhar, estudar ou empreender no exterior.
O que é o Brasil?  Zuenir Ventura discute o assunto com três dos maiores historiadores do país, Alberto da Costa e Silva, Evaldo Cabral de Mello e José Murilo de Carvalho.
E já ouviu falar em 'bedroom pop'? Conheça a música que os jovens estão fazendo no próprio quarto, de olho nos algoritmos do streaming.
Martin Wolf, analista-chefe do "Financial Times"
Em entrevista exclusiva, principal analista econômico do jornal liberal britânico diz que não ficou surpreso com a revolta no Chile e avalia a situação do continente
 
Técnico do Flamengo, o português Jorge Jesus chegou a vender ferro-velho na juventude, antes de vingar no futebol. Conheça essa e outras histórias do homem por trás da ótima fase do rubro-negro. Neste domingo, o Fla venceu o CSA por 1 a 0. Leia a análise do jogo.
Ana Furtado posa para a revista Ela. Foto: Pedro Bucher
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.