A beata baiana Maria Dulce Lopes é oficialmente, desde ontem pela manhã, a primeira santa nascida no Brasil. Canonizada pelo Papa Francisco, no Vaticano, Santa Dulce dos Pobres foi assim definida, no livreto que pontuava sua biografia , distribuída aos fiéis: "A sua dedicação aos pobres tinha uma raiz sobrenatural e do Alto recebia forças e recursos para dar vida a uma maravilhosa atividade de serviço aos últimos".
O clima: Milhares de fiéis lotaram a Praça São Pedro durante a cerimônia, que foi transmitida às 5h da manhã de ontem. Ente eles, o músico José Maurício Moreira, que recuperou a visão após intercessão da Irmã Dulce — um milagre reconhecido pelo Vaticano. Foram canonizados outros quatro beatos. Um deles inglês, o que levou o Príncipe Charles à cerimônia.
Os próximos da fila:Há mais seis processos de beatos brasileiros em análise pelo Vaticano. Entre eles estão Zilda Arns, um padre surfista e três vítimas de feminicídio.
Fuga em massa: Desde o início da ofensiva, 130 mil pessoas deixaram suas casas no nordeste da Síria. Muitos refugiados foram para escolas ou abrigos coletivos. A ONU estima que 400 mil pessoas devem precisar de proteção nos próximos dias.
Fragilizado pelo clima de guerra interna, o PSL contabilizou apenas duas vitórias nas 44 eleições suplementares que concorreu após a eleição do presidente Jair Bolsonaro. Das sete cidades que lançou candidaturas desde outubro do ano passado, o partido elegeu prefeitos apenas em Pimenta Bueno (RO) e Mirandópolis (SP).
Com recursos: Com maior representação no Congresso Nacional, o partido conseguiu R$ 103 milhões do fundo partidário para dividir entre os diretórios nacional e regionais. Os planos são ousados: disputar eleições em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes.
A crise fiscal, que afeta a União e vários estados, não parece sensibilizar as assembleias legislativas. Levantamento feito pelo Globo no Rio, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal encontrou dezenas de leis e projetos que acarretam aumento de custos para os cofres públicos e para o setor privado.
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.