O ESSENCIAL: Dulce dos Pobres é a primeira santa brasileira

E mais: ataque na Síria, dificuldades do PSL, uma alternativa para o combate ao câncer
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 14 de Outubro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!

 
O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz deste ano. Foto: REUTERS/Tiksa Negeri

A beata baiana Maria Dulce Lopes é oficialmente, desde ontem pela manhã, a primeira santa nascida no Brasil.  Canonizada pelo Papa Francisco, no Vaticano, Santa Dulce dos Pobres foi assim definida,  no livreto que pontuava sua biografia , distribuída aos fiéis: "A sua dedicação aos pobres tinha uma raiz sobrenatural e do Alto recebia forças e recursos para dar vida a uma maravilhosa atividade de serviço aos últimos". 

O clima:  Milhares de fiéis lotaram a Praça São Pedro durante a cerimônia, que foi transmitida às 5h da manhã de ontem. Ente eles, o músico José Maurício Moreira, que recuperou a visão após intercessão da Irmã Dulce — um milagre reconhecido pelo Vaticano.  Foram canonizados outros quatro beatos. Um deles inglês, o que levou o Príncipe Charles à cerimônia. 

Os próximos da fila: Há mais seis processos de beatos brasileiros em análise pelo Vaticano. Entre eles estão Zilda Arns, um padre surfista e três vítimas de feminicídio. 

 

Um ataque aéreo a um comboio no norte da Síria matou dez pessoas, entre civis e jornalistas.  Ontem foi o quinto dia da ofensiva militar da Turquia contra as forças curdas na área.

Fuga em massa: Desde o início da ofensiva, 130 mil pessoas deixaram suas casas no nordeste da Síria. Muitos refugiados foram para escolas ou abrigos coletivos. A ONU estima que 400 mil pessoas devem precisar de proteção nos próximos dias. 

 

Fragilizado pelo clima de guerra interna, o PSL contabilizou apenas duas vitórias nas 44 eleições suplementares que concorreu após a eleição do presidente Jair Bolsonaro. Das sete cidades que lançou candidaturas desde outubro do ano passado, o partido elegeu prefeitos apenas em Pimenta Bueno (RO) e Mirandópolis (SP). 

Com recursos: Com maior representação no Congresso Nacional, o partido conseguiu R$ 103 milhões do fundo partidário para dividir entre os diretórios nacional e regionais. Os planos são ousados: disputar eleições em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes. 

Enquanto isso: com a disputa interna elevando a irritação do presidente Jair Bolsonaro com sua legenda, o PSL já começa a cortejar o governador do Rio Wilson Witzel para a candidatura ao Planalto em 2022.
Viu isso?
Boa notícia: pela primeira vez no país, paciente brasileiro é curado de um câncer com uso de novo tipo de alteração genética. 
Tensão latina: A estabilidade política na América Latina corre riscos diante da crise econômica no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Equador.
Gravidez real: A apresentadora Fernanda Lima falou à revista Ela sobre desconfortos da gestação e o medo que os homens sentem da barriga. 
O rival: de cartola de futebol a presidente do PSL, Luciano Bivar se tornou adversário do presidente Jair Bolsonaro.  
Ainda na lama: no Rio, áreas atingidas pelas chuvas continuam à espera de obras prometidas pelos governos.
Novela-ícone: livro traça painel da liberdade de expressão no Brasil examinando vetos a Roque Santeiro, de Dias Gomes, que virou novela. 
Papa francisco
Afirmação feita durante a cerimônia de canonização da Irmã Dulce, agora Santa Dulve dos Pobres, para uma multidão de fiéis, no Vaticano
A crise fiscal, que afeta a União e vários estados, não parece sensibilizar as assembleias legislativas. Levantamento feito pelo Globo no Rio, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal encontrou dezenas de leis e projetos que acarretam aumento de custos para os cofres públicos e para o setor privado.
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.