O ESSENCIAL: Goleada histórica põe Flamengo na final da Libertadores

E mais: áudio de Queiroz, processo de Lula, reforma da Previdência, óleo no litoral
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 24 de Outubro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!

 
 
Depois de 38 anos, o Flamengo selou a volta à final da Copa Libertadores ao aplicar goleada histórica, de 5 a 0, sobre o Grêmio, no Maracanã. A decisão será contra o River Plate, da Argentina, atual campeão do torneio, em jogo único no dia 23 de novembro, em Santiago, no Chile.

Do lado de fora, houve duas grandes tentativas de invasão de torcedores ao estádio. Policiais usaram bombas de gás e tiros de balas de borracha para conter grupos.

Resumo: Bruno Henrique fez o primeiro gol do time carioca no primeiro tempo. Na segunda etapa, Gabigol, duas vezes, e os zagueiros Pablo Marí e Rodrigo Caio definiram a vitória.

O que foi dito: “Foi importante chegar à final, mas o mais importante é ganhar a final. Vamos desfrutar desse jogo”, afirmou o técnico Jorge Jesus. O treinador do time gaúcho, Renato Gaúcho, expressou decepção: “Uma mulher grávida faria gol no Grêmio”.

Trajetória: o Flamengo começou a campanha com vitória na Bolívia, viu o Peñarol calar o Maracanã e iniciou arrancada em disputa de pênaltis. Relembre como foram os jogos.
 
Alvo de investigação do Ministério Público sobre movimentações financeiras atípicas, Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) na Assembleia Legislativa do Rio, continua sendo consultado sobre nomeações no Legislativo. Em áudio de WhatsApp obtido pelo GLOBO, Queiroz cita detalhes da estrutura do mandato de Flávio no Senado e sugere a um interlocutor como fazer indicações para gabinetes de parlamentares. “Tem mais de 500 cargos lá, cara, na Câmara e no Senado. 20 continho caía bem”, afirma. Ouça a mensagem.

O que sabemos: a conversa é do início de junho. Na mensagem, Queiroz sugere que é possível fazer indicações em comissões ou gabinetes de outros deputados e senadores, e não apenas em cargos vinculados à família Bolsonaro. Flávio Bolsonaro negou que tenha aceitado indicações do ex-assessor e que mantenha qualquer contato com ele desde o ano passado.

Podcast ‘Ao Ponto’: jornalistas do GLOBO explicam o papel exercido hoje pelo ex-assessor e como funciona o uso da estrutura do Legislativo para abrigar aliados.
 
O relator da proposta de emenda constitucional (PEC) paralela à reforma da Previdência, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), mudou trechos de seu parecer para atrair governadores e prefeitos para o projeto. O texto permite que os chefes do Executivo nos estados e municípios possam desistir da adesão às regras previdenciárias da União, desde que isso seja feito até seis meses antes da eleição.

Tasso também flexibilizou as condições para repasse de verba da União aos governos locais nos casos em que apresentem desequilíbrio nas contas previdenciárias. E retirou as entidades filantrópicas da proposta.

O que acontece agora: houve pedido de vista coletivo na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O colegiado volta discutir o texto no dia 6, e a votação do parecer deve ocorrer na primeira quinzena de novembro.
Estamos pagando pela nossa mediocridade, será isso? Nos atacam no que temos de mais bonito, as praias
Viu isso?
Sítio de Atibaia: o Ministério Público Federal pediu a anulação de uma condenação do ex-presidente Lula para que processo volte à fase de alegações finais na primeira instância.
Lista da Alerj: 16 deputados estaduais que votaram para soltar os parlamentares presos foram citados em planilha apreendida pela Lava-Jato em 2017.
No lugar do filho: Bolsonaro confirmou a indicação do diplomata Nestor Forster como embaixador do Brasil em Washington.
Pronunciamento de ministro: o governo pediu à OEA que cobre explicações da Venezuela sobre origem do óleo que atinge litoral.
Reforma administrativa: o governo quer mudar as regras do estágio probatório de servidores públicos e cogita modelo parecido ao de trainee.
Forças Armadas nas ruas: o governo do Chile convocou militares da reserva para enfrentar protestos no país.
Multidão no Centro: mais de 600 pessoas assistiram ao discurso da ativista americana Angela Davis no Rio. Ela homenageou Marielle Franco.
Carlos Bolsonaro, vereador do Rio
Em comentário no Twitter, filho do presidente Jair Bolsonaro diz que está disposto a depor na CPI das Fake News
Comportamento nas redes sociais se transforma em gatilho de polêmicas, como no caso de MC Gui. Pesquisadores comentam força da indignação
Mergulho em águas cristalinas e passeios por grutas e cachoeiras se destacam em roteiros de aventura. Região tem espaço para contemplação da natureza
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.