O ESSENCIAL: ‘Guerra de listas’ dá liderança do PSL na Câmara a Eduardo Bolsonaro

E mais: protestos no Chile, Deltan na Lava-Jato, óleo no Nordeste, saques do FGTS
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 21 de OUTUBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O deputado Eduardo Bolsonaro (SP) assumiu a liderança do PSL na Câmara dos Deputados em novo dia de “guerra de listas” apresentadas por integrantes do partido. Ao menos três pedidos foram protocolados na Secretaria Geral da Casa. Em Tóquio, o presidente Jair Bolsonaro disse que não há crise no partido: “É igual a uma ferida, cicatriza naturalmente”.

Entenda: pela manhã, aliados de Bolsonaro deram o posto a Eduardo, que havia sido derrotado pelo grupo ligado ao Delegado Waldir (GO) na semana passada. Aliados de Waldir protocolaram o segundo pedido para retomar a liderança. No fim da tarde, o grupo de Eduardo apresentou o terceiro requerimento.

Ação e reação: ao assumir a liderança, Eduardo destituiu 12 vice-líderes do PSL. A maioria era ligada ao presidente do partido, o deputado Luciano Bivar (PE). Em paralelo, a cúpula da sigla abriu processo contra deputados ligados a Bolsonaro. Os parlamentares apresentaram mandado de segurança ao Supremo Tribunal Federal para evitar suspensão.

Em paralelo: a oposição quer aproveitar o racha na bancada do PSL para convocar Waldir e Joice Hasselmann (SP), ex-líder do governo no Congresso, para depor na CPI das Fake News.
 
Chegou a 11 o número de mortos no Chile em decorrência de protestos contra o governo de Sebástian Piñera, que culminaram em episódios de violência. Nesta segunda-feira, parte dos serviços públicos de transporte voltou a funcionar durante à manhã. À tarde, novos atos foram realizados em Santiago . O governo prorrogou o toque de recolher decretado no sábado.

O que está acontecendo: manifestantes iniciaram protestos contra aumento das tarifas do metrô, já revogado. Os atos ganharam força na sexta-feira. Houve violência, saques e incêndios. O governo decretou estado de emergência, impôs toque de recolher e enviou militares às ruas. Mais de 2.150 pessoas foram presas. Na noite de domingo, Piñera disse que o país “está em guerra”. A oposição reclamou da retórica militar.

Entrevista: “Há um descontentamento social que vem se acumulando e que se acentua com as expectativas que Piñera criou”, afirma Marta Lagos, diretora do centro de estudos Latinobarómetro.

Fique atento: voos do Brasil para o Chile operados pela Latam e pela chilena Sky Airline foram afetados. A Gol informou que pode sofrer alteração nos horários. Veja todos os voos cancelados e o saiba o que fazer.
Viu isso?
Dia do fico: o procurador Deltan Dallagnol abriu mão de concorrer à promoção no MPF para continuar na Lava-Jato.
Busca e apreensão: o deputado Sergio Souza (MDB-PR) foi um dos alvos de operação da Polícia Federal contra fraudes a fundos de pensão.
Óleo no Nordeste: alvo de reclamação de gestores locais, o governo decidiu enviar o Exército para atuar em ações contra o derramamento. Resíduos recolhidos somam 900 toneladas.
Saques do FGTS: a Caixa Econômica Federal mudou o calendário de retiradas e antecipará pagamento a não cotistas.
Auditoria do TCM: a prefeitura do Rio gastou R$ 44,9 milhões em vinte anos para tentar conter danos da ressaca do mar na Praia da Macumba.
Lutas nos colégios: cem escolas do Rio terão aulas de artes marciais a partir de sábado. Projeto deve chegar a 300 unidades até dezembro.
Boletim da Libertadores: o lateral Rafinha treinou, e o Flamengo vai reavaliar condições do meia Arrascaeta. Já o Grêmio deve perder o meia Luan e aguarda definição sobre Jean Pyerre.
Angela Davis, filósofa americana
Em coletiva de imprensa no Brasil, ativista fala da convergência de movimentos sociais e presta solidariedade às lutas de indígenas e sem-teto brasileiros
Para ler com calma
Embarcação de luxo deixou a cidade rumo ao Uruguai e à Argentina. Depois, seguirá para a Antártica, com o brasileiro Amyr Klink a bordo
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.