O plenário do Senado aprovou, com 60 votos a favor e 19 contra, o texto-base da reforma da Previdência em segundo turno, confirmando as regras definidas ao longo da tramitação. O principal item é a criação de idade mínima de aposentadoria para o setor privado, de 65 anos para homens e 62 para mulheres. Trabalhadores que estiveram na ativa terão regras de transição. Entenda as mudanças. E simule quanto tempo falta para se aposentar.
O que acontece agora: os senadores ainda vão avaliar os destaques apresentados pelos partidos, que podem modificar o projeto principal. O governo se mobiliza para evitar redução da economia — o impacto fiscal das mudanças é estimado em R$ 171,8 bilhões em dez anos. Finalizada as votações, a emenda à Constituição será promulgada.
O PSL instalou o Conselho de Ética para julgar 19 deputados ligados ao presidente Jair Bolsonaro, incluindo o filho Eduardo Bolsonaro (SP), que foi confirmado líder do partido na Câmara dos Deputados. No entanto, o grupo obteve liminar no Tribunal de Justiça do Distrito Federal que suspende qualquer tipo de punição.
Em paralelo: Eduardo trocou todos os vice-líderes do PSL na Câmara e substituiu deputados na CPI das Fake News. A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) pediu ajuda do DEM para defender Bolsonaro na comissão.
Negativa em audiência: no Senado, o ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) disse que não há provas contra ele na investigação sobre candidaturas-laranja do PSL na eleição de 2018.
O que está acontecendo: a partida é considerada de risco máximo e mobilizará 800 policiais militares. Autoridades definiram planejamento para evitar cenas de depredação e invasão como em 2017, na final da Copa Sul-Americana.
‘Bunker’ de R$ 51 milhões: a Segunda Turma do STF condenou o ex-ministro Geddel Vieira Lima a 14 anos e dez meses de prisão e seu irmão, o ex-deputado Lúcio Vieira Lima, e aplicou multa milionária.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.