O ESSENCIAL: Primeiro-ministro da Etiópia ganha Nobel da Paz

E mais: tortura em presídios, revés na OCDE, limite do free shop, cadastro de cidadãos
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 11 de Outubro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!

 
O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz deste ano. Foto: REUTERS/Tiksa Negeri
O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, foi laureado nesta sexta-feira com o Prêmio Nobel da Paz pelos seus esforços em atingir a paz e a cooperação internacional. O anúncio foi feito em Estocolmo, na Suécia. Em julho do ano passado, Abiy defendeu e firmou um acordo de paz com a vizinha Eritreia, que acabou com um conflito militar de 20 anos, iniciado após a guerra Guerra Eritreia-Etiópia, entre 1998 e 2000.

O conflito: A disputa entre os dois países vem desde a década de 1960, quando a Etiópia anexou a Eritreia, impondo seu idioma, sua cultura e seu governo. Apesar de a Eritreia ter se tornado independente em 1993, a falta de consenso sobre as fronteiras entre os países acabou desencadeando a guerra de 1998, que deixou 80 mil mortos.

Outros premiados: Desde a última segunda-feira, o Nobel já divulgou os laureados das categorias de Medicina, Física, Química e Literatura . Na próxima segunda-feira, será a vez de Economia.
 
A Executiva Nacional do PSL puniu quatro deputados do partido, que perderam cargos em comissões e nas lideranças da Câmara. O comando da sigla estuda ainda sanções aos 19 parlamentares que assinaram carta em apoio ao presidente Jair Bolsonaro após briga pública com o presidente da legenda, deputado Luciano Bivar (PE).

O que está acontecendo: o estopim para a crise interna foi a mudança no estatuto do PSL, que ampliou a composição do diretório nacional. O grupo de Bolsonaro avalia que a alteração dá mais poder a Bivar no controle do partido. Nos bastidores, também há insatisfação quanto aos repasses mensais do fundo partidário.

A maioria dos deputados, no entanto, deve se manter fiel a Bivar, que alocou aliados na chefia de diretórios estaduais. O motivo é a disputa por prefeituras no ano que vem.

Em paralelo: defendida por apoiadores de Bolsonaro, a autorização para candidaturas eleitorais avulsas, sem vínculos com partidos, patina no Congresso há mais de uma década.
 
Assim como no Pará, presídios do Ceará sob intervenção federal tiveram registros de presos agredidos por agentes da força-tarefa do governo federal, afirma relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, ligado ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

O que sabemos: no documento, de 5 de abril, peritos afirmam que detentos do Ceará tiveram dedos quebrados de forma sistemática. O “modus operandi” já havia sido encontrado em outras unidades sob intervenção. O Departamento Penitenciário Nacional nega que os presos tenham sido torturados.

Aconteceu ontem: relatório divulgado pelo Ministério da Justiça afirma que dois juízes inspecionaram complexo prisional do Pará e não encontraram indícios de prática de tortura. O coordenador da força-tarefa no estado foi afastado pela Justiça após denúncia do Ministério Público Federal.
Para Trump, Bolsonaro não é prioridade. Ao contrário do que dizem, ele não tem muito a ver com o presidente brasileiro. E sabe que Bolsonaro o idolatra
Viu isso?
OCDE: apesar de não ter dado o endosso formal, o presidente dos EUA, Donald Trump, reafirmou apoio ao ingresso do Brasil na organização.
Produtos do free shop: o governo quer aumentar para US$ 1 mil o limite de compras nos aeroportos e para US$ 500 em fronteiras terrestres.
Cidadãos cadastrados: governo criou cadastro que reunirá dados pessoais de todos os brasileiros, incluindo voz, digitais e imagem do rosto.
Manchas no litoral: o óleo encontrado nas praias do Nordeste tem duas origens distintas, afirmou a Marinha.
Noite de resultados: o Flamengo venceu o Atlético-MG por 3 a 1 no Maracanã. Fora de casa, o Vasco empatou com o Avaí, sem gols.
Arquibancada livre: após 38 anos de proibição, mulheres voltaram aos estádios no Irã, em jogo contra o Camboja pelas eliminatórias asiáticas.
Jair Bolsonaro, presidente
Afirmação durante transmissão ao vivo nas redes sociais em que questiona a denúncia contra o ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo). Segundo o presidente, a intenção é atingi-lo
Tentativa de homicídio da filha do bicheiro Maninho é tema do podcast, que debate ainda os indícios de ligação entre o jogo ilegal e a milícia
Rio tem programação extensa para os pequenos neste sábado, com peça dos ‘Detetives do Prédio Azul’ e apresentação de Larissa Manoela
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.