O ESSENCIAL: PSL suspende cinco deputados e vai afastar Flávio e Eduardo de diretórios

E mais: óleo no Nordeste, recusa de Lula, morte de bombeiros, feito no espaço e 'Watchmen'
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 18 de OUTUBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O PSL suspendeu cinco deputados da ala do partido ligada ao presidente Jair Bolsonaro. Eles não poderão exercer atividades partidárias, o que inclui assinar pedidos para mudança na liderança, motivo da crise mais recente na sigla.

Em outra frente contra a influência do presidente, o partido pretende formalizar, na próxima semana, as saídas de Flávio Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli do comando dos diretórios do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, respectivamente.

Aconteceu hoje: Bolsonaro pediu à Advocacia-Geral da União que processe criminalmente o líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO), um dia depois de o parlamentar ter vencido disputa pelo cargo de liderança. Também nesta sexta-feira, em entrevista ao GLOBO, Waldir acusou Bolsonaro de “comprar”, com cargos e a promessa de uso do fundo partidário, a liderança para Eduardo Bolsonaro.

Nas redes: Eduardo e Joice Hasselmann trocaram acusações. O filho do presidente usou montagem com o rosto da deputada em nota falsa de R$ 3. Ela retrucou: “eu sei o que vocês fizeram no verão passado”.

Em detalhes: Waldir e Joice afirmaram que são atacados por “milícia virtual” comandada pelo clã Bolsonaro.
 
Depois da Baía de Todos os Santos, em Salvador, as manchas de óleo atingiram outro cartão-postal do Nordeste: a praia dos Carneiros, em Pernambuco. Desde a manhã, voluntários e ambientalistas tentam limpar a orla e evitar danos ambientais aos manguezais.

Em paralelo: o Ministério Público Federal pediu à Justiça que obrigue o governo federal a acionar o Plano Nacional de Contingência em 24 horas para conter o óleo. Na ação, procuradores acusam a União de omissão.

O que foi dito: o presidente Jair Bolsonaro voltou a cogitar ação criminosa no vazamento do óleo. Sem apresentar provas, ele especulou relação entre o derramamento e suposta tentativa de prejudicar o leilão de campos de petróleo da cessão onerosa, previsto para 6 de novembro.
Viu isso?
Recusa: a defesa do ex-presidente Lula pediu à Justiça que negue a progressão para o regime semiaberto pedida pelo MPF.
Escolha de Deltan: o procurador Deltan Dallagnol tem até segunda-feira para decidir se quer concorrer à promoção no MPF e deixar a força-tarefa da Lava-Jato.
Fogo e mortes: três bombeiros morreram quando combatiam incêndio na Whiskeria Quatro por Quatro, no Centro do Rio.
Nas mãos dos pares: a Alerj deve soltar cinco deputados estaduais presos na próxima terça-feira, com a condição de que eles não assumam o mandato nem recebam salários.
Vistoria e polêmica: a diretoria do Colégio Pedro II fez registro de ocorrência contra dois deputados do PSL que tentaram inspecionar a escola se identificando como policiais.
Desbloqueio: o Ministério da Educação realocou recursos para liberar cerca de R$ 1,1 bilhão para universidades e institutos federais.
Espaço feminista: duas astronautas da Nasa realizaram a primeira caminhada espacial 100% feminina da História.
Múltiplas explosões: ataque a mesquita no Afeganistão matou ao menos 60 pessoas e deixou mais de cem feridos.
Armínio Fraga, economista
Em declaração a jornalistas, ex-presidente do Banco Central diz que instabilidade do governo não deixará economia deslanchar, mesmo com agenda econômica boa
Adaptada dos quadrinhos por Damon Lindelof, de ‘Lost’, série da HBO que estreia domingo problematiza supremacia branca nos Estados Unidos
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.