O ESSENCIAL: Governo está perto de anunciar responsável por óleo, diz Mourão

E mais: pacote anticrime, marco regulatório do saneamento, convite para Opep, propaganda no Twitter
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 31 de Outubro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A Marinha restringiu a dez navios a investigação sobre a origem do óleo que se espalha pelo litoral brasileiro, e o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o governo deve revelar o responsável ainda esta semana . Segundo Mourão, o anúncio ficará a cargo do presidente Jair Bolsonaro, que volta de viagem à Ásia e ao Oriente Médio na quinta-feira. O vice-presidente revelou suspeita sobre navio ter ejetado óleo para obter estabilidade.

Em detalhes: mais de 2 mil toneladas de resíduos já foram recolhidas nas praias. As Forças Armadas vão aumentar o efetivo disponível para limpeza das áreas atingidas. Uma ação está prevista para começar no dia 5 de novembro.

O que foi dito: o governo desistiu de suspender a pesca de lagosta e camarão nas regiões atingidas. Segundo a ministra Tereza Cristina (Agricultura), novos dados mostraram que não há necessidade de proibição. Enquanto isso, o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) disse que não há elementos para afirmar que o óleo faz mal à saúde de quem teve contato com o resíduo. Ao menos 74 tartarugas morreram por causa do óleo.

Ao Ponto: podcast debate o que as autoridades já descobriram sobre o vazamento.
 
Além da disputa com a Lamsa pela Linha Amarela, a prefeitura do Rio enfrenta problemas com outras concessionárias e empresas que firmaram Parcerias Público-Privadas . A Ciclus Ambiental, gestora do aterro sanitário de Seropédica, afirma que tem a receber R$ 50 milhões do município — e ameaça reduzir o serviço. Ao longo do mandato, o prefeito Marcelo Crivella já interviu no sistema viário do BRT e discute na Justiça rescisão da concessão do VLT. Representantes das concessionárias reclamam de excesso de interlocutores.

Em paralelo: a prefeitura não concluiu as obras na Avenida Niemeyer dentro do prazo dado em setembro, que venceria hoje. E há atrasos nos repasses para as empresas: foram pagos apenas 10% dos R$ 41 milhões previstos nos contratos.
Os ricos ficam cada vez mais ricos, os pobres ficam cada vez mais miseráveis, e isto não é uma fatalidade. O cataclismo tem autores, tem defensores, tem teóricos, tem até filósofos
Viu isso?
Pacote anticrime: texto aprovado por grupo de trabalho da Câmara impede prisões cautelares embasadas apenas em delações premiadas.
Punição a qualquer tempo: a CCJ do Senado aprovou projeto que torna imprescritíveis os crimes de estupro e feminicídio.
Tranca do cofre: Bolsonaro e 23 parlamentares do PSL querem que a Procuradoria-Geral da República peça o bloqueio dos recursos do fundo partidário destinados à sigla.
Portas abertas: a Arábia Saudita convidou o Brasil a se juntar à Organização dos Países Exportadores de Petróleo, afirmou Bolsonaro.
Saneamento: comissão da Câmara aprovou relatório do projeto do novo marco regulatório, que facilita entrada da iniciativa privada no setor.
Banidas da rede: o Twitter anunciou que não aceitará mais propaganda política. Medida contrasta com decisão do Facebook.
Brasileiro: o Fluminense foi derrotado pelo Ceará por 2 a 0, e o Vasco perdeu de virada para o Grêmio, por 3 a 1. Hoje, o Flamengo enfrenta o Goiás às 20h, e o Botafogo joga com o Cruzeiro, às 21h30.
Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados
Declaração durante lançamento da Frente Parlamentar da Radiodifusão, com mais de 250 deputados
Com Ricardo Darín e seu filho, ‘A odisseia dos tontos’ narra vingança contra golpe financeiro e é baseado em livro do autor de ‘O segredo dos seus olhos’
Executivos afirmam que políticas de representatividade influenciam eficiência e rentabilidade. Debate organizado pelo GLOBO discute militância e inclusão
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.