O ESSENCIAL: Reforma da Previdência deve ter votação final hoje

E mais: deputados estaduais presos, racha no PSL, protestos no Chile, Da Vinci no Louvre
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 22 de Outubro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!

 
 
O Senado deve aprovar hoje a reforma da Previdência em segundo turno, após oito meses de tramitação no Congresso. São necessários votos de 49 senadores. Parlamentares da base do governo esperam que o texto principal e os destaques sejam votados pelo plenário no mesmo dia. Antes, pela manhã, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) votará as alterações feitas pelo plenário em primeiro turno.

Em detalhes: o governo escalou técnicos da equipe econômica para acompanhar a votação e evitar mudanças que desidratem o texto aprovado em primeiro turno. Caso seja mantida a redação, as medidas devem resultar em economia estimada em R$ 800 bilhões em dez anos.

O que foi dito: mesmo ameaçada pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, de responder a um processo no Conselho de Ética do partido, a senadora Kátia Abreu (TO) afirmou que manterá voto a favor da reforma.
 
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vota hoje a possibilidade de soltura de cinco deputados que estão presos há quase um ano: André Corrêa (DEM), Luiz Martins (PDT), Marcos Vinicius Neskau (PTB), Chiquinho da Mangueira (PSC) e Marcos Abrahão (Avante). Eles são investigados por corrupção na Operação Furna da Onça. São necessários 36 votos — nos bastidores, calcula-se que haverá entre 39 e 43 votos pela libertação.

Aconteceu ontem: a Comissão de Constituição e Justiça da Alerj aprovou, por cinco votos a dois, parecer favorável aos presos. O documento estabelece que eles não deverão assumir seus mandatos e terão que abrir mão dos salários e dos gabinetes. No entanto, o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), reconhece que os parlamentares poderão recorrer à Justiça para tentar assumir os cargos.

O que está acontecendo: a Alerj analisa o caso porque o Supremo Tribunal Federal decidiu que cabe à Casa definir sobre a situação de três dos cinco deputados presos. Ontem, a CCJ decidiu estender o benefício aos outros dois.
No rastro da inépcia, a Justiça mandou o governo federal tomar providências contra o óleo no litoral do Nordeste. O ministro Ricardo Salles, agora, tem ordem judicial para trabalhar
Viu isso?
Longe dos EUA: Jair Bolsonaro defendeu que o filho Eduardo Bolsonaro fique no Brasil para “pacificar” o PSL. O partido elege hoje os membros de seu Conselho de Ética que analisarão processos contra 19 parlamentares.
Assumindo despesas: o governo quer que empresas com mais de 50 empregados paguem auxílio-doença aos funcionários.
Novo recorde: o Ibovespa ultrapassou a marca de 106 mil pontos pela primeira vez.
Tom ameno: depois de dizer que o Chile estava em guerra, o presidente Sebastián Piñera propôs “acordo social”.
Eleição na Bolívia: leitura preliminar da Justiça Eleitoral indicou vitória de Evo Morales no primeiro turno, o que levou a protestos.
Mudança em Israel: o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu fracassou ao tentar formar coalizão e pode ser substituído após dez anos.
Ascensão no Japão: o imperador Naruhito assume o trono hoje em cerimônia com presença de representantes de 183 países, incluindo Bolsonaro.
Respiro no Brasileirão: o Botafogo venceu o CSA, por 2 a 1, e abriu cinco pontos da zona de rebaixamento.
Libertadores: Boca Juniors e River Plate decidem o primeiro finalista do torneio continental, às 21h30.
Boaventura de Sousa Santos, cientista social
Em entrevista, sociólogo português, defende o conhecimento do Hemisfério Sul, critica projeto Escola sem Partido e a educação que busca transformar estudantes em empreendedores, e diz que políticas neoliberais adotadas pelo governo fazem Brasil se aproximar de “convulsão social” como a do Equador e do Chile
Podcast debate onda de insatisfação e violência nas ruas que expõe o maior conflito social do país desde a redemocratização, em 1990
Museu de Paris reúne 160 obras do mestre italiano em homenagem aos 500 anos de sua morte. Mostra exibe camadas da ‘Mona Lisa’ com técnica nova
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.