O ESSENCIAL: Operação da PF contra o presidente do PSL

E mais: partidos abrem as portas para Bolsonaro, reforma da Previdência, maconha medicinal, Cristiano Ronaldo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 15 de Outubro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!

 
 O presidente do PSL, Luciano Bivar, é alvo da Polícia Federal. Foto: Jorge William
Agentes da Polícia Federal cumprem nesta manhã desta terça-feira mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao presidente do PSL, deputado federal Luciano Bivar, no estado de Pernambuco. Os mandados foram autorizados pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) na noite desta segunda-feira.

Bivar trava há semanas uma disputa pública com o presidente Jair Bolsonaro pelo controle do partido.
 
Antevendo mudança de partido em meio à crise no PSL, o presidente Jair Bolsonaro conversa com dirigentes de cinco legendas, afirma a advogada eleitoral Karina Kufa, que auxilia o presidente. Em entrevista, Karina afirma que pedirá à Justiça que determine auditoria nas contas do PSL se o presidente da sigla, Luciano Bivar (PE), não divulgar dados.

O que foi dito: “Qualquer casamento é passível de divórcio”, declarou o porta-voz da Presidência, Otávio do Rego Barros, sobre a disputa no PSL.

Bastidores: além do controle dos recursos do fundo partidário e o domínio político, Bolsonaro e Bivar disputam a indicação do candidato do PSL para a prefeitura do Recife na eleição do ano que vem.
 
O relator da reforma da Previdência das Forças Armadas, deputado Vinicius de Carvalho (Republicanos-SP), vai propor o aumento do tempo de trabalho para aposentadoria de policiais militares e bombeiros. Também será incluído no relatório o fim da promoção automática a um posto imediatamente superior nos pedidos de transferência para a reserva, como acontece com militares das três Forças. Entenda as regras.

O que isso significa: a mudança no tempo de transição deve afetar principalmente PMs e bombeiros mulheres. Já a regra sobre a promoção automática deve ter efeito positivo para os governos estaduais — a vantagem existe em 18 dos 27 estados, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Fique atento: um complemento ao parecer do relator será apresentado hoje na comissão mista do Congresso que analisa a proposta. O texto pode ser votado ainda nesta terça-feira.
Viu isso?
Cannabis na pauta: a Anvisa vota hoje a regulamentação da produção, plantio e transporte de maconha medicinal pela indústria farmacêutica e o registro de medicamentos à base da planta.
Sem rede: o Gabinete de Segurança Institucional poderá bloquear sinal de celular onde Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão estiverem.
Free shops de aeroportos: portaria assinada pelo ministro Paulo Guedes elevará, a partir de 2020, o limite de compras para US$ 1 mil.
Conservação: o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou pacote de obras de R$ 400 milhões, previstas para terminar às vésperas da eleição.
Recessão e mortalidade: 31.415 pessoas tiveram morte relacionada aos efeitos da crise econômica, entre 2012 e 2017, segundo estudo.
Óleo no litoral: o Ibama já recolheu 200 toneladas de petróleo em praias do Nordeste. Ontem, a Bahia decretou estado de emergência.
Coleção de marcas: o português Cristiano Ronaldo marcou o 700º gol da carreira em derrota de Portugal para a Ucrânia.
Troféu dividido: uma das principais honrarias literárias em língua inglesa, o Booker Prizer premiou Margaret Atwood e Bernardine Evaristo.
Carlo Verzeletti, bispo de Diocese no Pará
Em entrevista, italiano que vive no Brasil há 38 anos comenta críticas do governo brasileiro ao Sínodo para a Amazônia, o avanço de neopentecostais na região Norte e a possibilidade de ordenação de homens casados
Podcast debate os rumos da investigação sobre o gabinete de Flávio Bolsonaro, o sumiço do ex-assessor, a série de recursos judiciais e as perguntas que ainda estão sem resposta
Pesquisadores mapeiam acumulação de proteína associada à doença. Possível terapia a partir do estudo poderia conter aparecimento de sintomas e sequelas
Ami Weickaane participa de duas mesas na Festa Literária das Periferias, que começa amanhã. No ano que vem, traz para Salvador o evento de cultura negra
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.