A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio cumprem cinco mandados de prisão contra alvos ligados a Ronnie Lessa, apontado como assassino da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A mulher do sargento reformado da PM, Elaine de Figueiredo Lessa, e o irmão dela, Bruno Figueiredo, além de dois supostos cúmplices do policial, foram detidos. O quinto alvo é o próprio Ronnie Lessa, que está preso na Penitenciária Federal de Porto Velho.
Suspeitas: a operação "Submersus" tenta elucidar o desaparecimento da arma que teria sido usada na execução da parlamentar. A investigação aponta que a submetralhadora foi jogada no mar da Barra da Tijuca em ação coordenada por Elaine, mulher de Ronnie Lessa.
Sem consenso nos bastidores, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, adiou a retomada do julgamento que vai definir o alcance da decisão sobre a ordem de apresentação de alegações finais, que pode anular condenações da Lava-Jato. Após a sessão de ontem, ministros começaram movimento para não comparecer à sessão que estava marcada para hoje e evitar a fixação da tese em discussão.
Entenda: o Supremo decidiu que réus delatados têm direito a se manifestar, na fase de alegações finais, depois dos réus delatores. Toffoli sugeriu três requisitos para a anulação de condenações proferidas que ferem o novo entendimento, mas não há maioria em torno da proposta. Veja perguntas e respostas sobre o julgamento.
O presidente Jair Bolsonaro editou o oitavo decreto sobre armas de fogo desde que assumiu a Presidência — três foram revogados. O texto mais recente facilita a posse de armamentos de uso pessoal por integrantes das Forças Armadas, das polícias federais, estaduais e militares.
O que muda: o governo dispensou militares e policiais de apresentar requisitos exigidos para adquirir ou renovar o registro de armas. Na lista das exigências dispensadas, estão a declaração de efetiva necessidade e o comprovante de capacidade técnica e aptidão psicológica.
Alexa, câmbio: a Amazon lança hoje no Brasil sua assistente de voz em português, oferecendo até narração de histórias da Turma da Mônica.
O nome de Trump: os EUA escolheram Todd Chapman, diplomata de carreira, para assumir a embaixada americana em Brasília.
Emoção em campo: com três gols anulados, o Flamengo empatou com o Grêmio pela Copa Libertadores. Pelo Brasileiro, o Vasco venceu o Atlético-MG de virada.