O ESSENCIAL: Operação prende mulher de PM acusado de matar Marielle

E mais: debate no STF, decreto sobre armas, Enem, Libertadores e Rock in Rio
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 3 de Outubro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!

 
 
A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio cumprem cinco mandados de prisão contra alvos ligados a Ronnie Lessa, apontado como assassino da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A mulher do sargento reformado da PM, Elaine de Figueiredo Lessa, e o irmão dela, Bruno Figueiredo, além de dois supostos cúmplices do policial, foram detidos. O quinto alvo é o próprio Ronnie Lessa, que está preso na Penitenciária Federal de Porto Velho.

Suspeitas: a operação "Submersus" tenta elucidar o desaparecimento da arma que teria sido usada na execução da parlamentar. A investigação aponta que a submetralhadora foi jogada no mar da Barra da Tijuca em ação coordenada por Elaine, mulher de Ronnie Lessa.

Relembre: o pedido da então procuradora-geral Raquel Dodge para federalizar o caso Marielle.
 
Sem consenso nos bastidores, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, adiou a retomada do julgamento que vai definir o alcance da decisão sobre a ordem de apresentação de alegações finais, que pode anular condenações da Lava-Jato. Após a sessão de ontem, ministros começaram movimento para não comparecer à sessão que estava marcada para hoje e evitar a fixação da tese em discussão.

Entenda: o Supremo decidiu que réus delatados têm direito a se manifestar, na fase de alegações finais, depois dos réus delatores. Toffoli sugeriu três requisitos para a anulação de condenações proferidas que ferem o novo entendimento, mas não há maioria em torno da proposta. Veja perguntas e respostas sobre o julgamento.

Ao Ponto: podcast debate quais serão os votos decisivos sobre o alcance da decisão.
 
O presidente Jair Bolsonaro editou o oitavo decreto sobre armas de fogo desde que assumiu a Presidência — três foram revogados. O texto mais recente facilita a posse de armamentos de uso pessoal por integrantes das Forças Armadas, das polícias federais, estaduais e militares.

O que muda: o governo dispensou militares e policiais de apresentar requisitos exigidos para adquirir ou renovar o registro de armas. Na lista das exigências dispensadas, estão a declaração de efetiva necessidade e o comprovante de capacidade técnica e aptidão psicológica.
Com perdas e ganhos, esta é a primeira reforma da Previdência que muda o sistema de pensões dos setores público e privado ao mesmo tempo
Viu isso?
Nova cúpula: com mudanças na direção, a Oi almeja reforço de caixa que pode chegar a R$ 4,5 bilhões.
Terra cedeu: dois operários morreram em desabamento na Zona Oeste do Rio. No local, era realizada obra da prefeitura.
Nó fiscal: a Justiça do Rio negou liminar ao governo do estado para suspender lei sobre plano de cargos da Uerj.
Reta final: a um mês do Enem, o governo garante prova sem questões “polêmicas”. Confira especial com questões e dicas para o exame.
Alexa, câmbio: a Amazon lança hoje no Brasil sua assistente de voz em português, oferecendo até narração de histórias da Turma da Mônica.
O nome de Trump: os EUA escolheram Todd Chapman, diplomata de carreira, para assumir a embaixada americana em Brasília.
Emoção em campo: com três gols anulados, o Flamengo empatou com o Grêmio pela Copa Libertadores. Pelo Brasileiro, o Vasco venceu o Atlético-MG de virada.
João Victor Almeida, auxiliar administrativo
Declaração sobre a má qualidade do atendimento no hospital Albert Schweitzer, que está no centro de disputa entre governador do Rio, Wilson Witzel, e o prefeito Marcelo Crivella
Shows de hoje marcam início do segundo fim de semana do Rock in Rio, que tem, ainda, Emicida, Capital Inicial e Panic! at the Disco
Dona de encantos atemporais, cidade terá exposição sobre 500 anos de Da Vinci, mostra imersiva sobre Van Gogh e despedida do Grand Palais
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.