O ESSENCIAL: Maioria das capitais vive retomada do emprego formal

E mais: tortura em presídios, disputa por verbas, pré-sal, Oscar
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 8 de Outubro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!

 
 
Quatorze capitais brasileiras tiveram saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada nos oito primeiros meses do ano, segundo levantamento da consultoria Tendências. São Paulo lidera o ranking, com 58.889 novos postos de trabalho. O Rio é o último, com perda de 8.072 vagas. Veja a lista.

Em detalhes: o comércio e a indústria impulsionaram o resultado negativo do Rio. Apenas o setor de serviços registrou alta.

O que está acontecendo: a geração de vagas formais no Rio foi prejudicada pela crise fiscal e pelo encarecimento dos imóveis comerciais, afirmam especialistas. O estado pode se beneficiar do crescimento da economia nacional projetado para o ano que vem.
 
O Ministério Público Federal no Pará identificou quadro generalizado de tortura em presídios do estado controlados pela força-tarefa do Ministério da Justiça, que atua nas unidades desde o fim de julho. Em ação de improbidade administrativa, 17 procuradores apontam responsabilidade do coordenador da intervenção federal no Pará, Maycon Cesar Rottava. Ele foi afastado pela Justiça Federal no último dia 2.

O que foi relatado: presos, parentes, funcionários do sistema prisional, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e de entidades de Direitos Humanos apresentaram relatos ao MPF. Na ação, procuradores narraram práticas que vão do empalamento à perfuração dos pés dos detentos por pregos.

Repercussão: o ministro Sergio Moro (Justiça) defendeu a força-tarefa e viu “mal-entendido” na ação do MPF. O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao ministério de Moro, defendeu a intervenção.
Pressionado pelo Congresso, Bolsonaro começou a se relacionar com deputados e senadores na linguagem que eles entendem: liberando verbas e cargos para seus indicados
Viu isso?
Queda de braço: senadores articulam boicote para impedir votação de crédito de R$ 3 bilhões que viabilizaria acordo do governo com deputados.
Fatias do megaleilão: para destravar votação da reforma da Previdência, lideranças do Congresso discutem nova divisão de recursos do pré-sal que pode destinar extra de R$ 4 bilhões aos estados.
Estatais à venda: com participação em 637 empresas, o governo pretende acelerar processos de privatizações, disse o secretário de Desestatização, Salim Mattar.
Batalha nos autos: o Ministério Público Federal apoiou recurso do Google ao STJ, contra o Ministério Público do Rio, para não fornecer dados à investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco.
Alerta após vistorias: o Teatro Municipal do Rio tem risco de incêndio “preocupante”, segundo auditoria da Controladoria-Geral do Estado.
Olhos em Hollywood: ‘A vida invisível’ disputará o Oscar de melhor filme internacional com 92 longas de outros países.
Gilmar Mendes, ministro do STF
Em entrevista ao programa “Roda Viva”, ministro comenta recusa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em progredir ao regime semiaberto e volta a fazer críticas aos procuradores da Operação Lava-Jato
Podcast lista melhores momentos e polêmicas do festival, que encadeou hits e mobilizou milhares de pessoas. Jornalistas contam bastidores da cobertura
Programas são usados para mapear editais e até dar lances em pregões. Tribunais de Contas criam softwares para garantir isonomia das concorrências
Série que estreia hoje na TV Globo segue filão dos sucessos ‘Carcereiros’ e ‘Sob pressão’ ao encenar um grande tema do país sob ótica realista
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.