Quatorze capitais brasileiras tiveram saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada nos oito primeiros meses do ano, segundo levantamento da consultoria Tendências. São Paulo lidera o ranking, com 58.889 novos postos de trabalho. O Rio é o último, com perda de 8.072 vagas. Veja a lista.
Em detalhes: o comércio e a indústria impulsionaram o resultado negativo do Rio. Apenas o setor de serviços registrou alta.
O que está acontecendo: a geração de vagas formais no Rio foi prejudicada pela crise fiscal e pelo encarecimento dos imóveis comerciais, afirmam especialistas. O estado pode se beneficiar do crescimento da economia nacional projetado para o ano que vem.
O que foi relatado: presos, parentes, funcionários do sistema prisional, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e de entidades de Direitos Humanos apresentaram relatos ao MPF. Na ação, procuradores narraram práticas que vão do empalamento à perfuração dos pés dos detentos por pregos.
Repercussão: o ministro Sergio Moro (Justiça) defendeu a força-tarefa e viu “mal-entendido” na ação do MPF. O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao ministério de Moro, defendeu a intervenção.
Pressionado pelo Congresso, Bolsonaro começou a se relacionar com deputados e senadores na linguagem que eles entendem: liberando verbas e cargos para seus indicados
Viu isso?
Queda de braço: senadores articulam boicote para impedir votação de crédito de R$ 3 bilhões que viabilizaria acordo do governo com deputados.
Fatias do megaleilão: para destravar votação da reforma da Previdência, lideranças do Congresso discutem nova divisão de recursos do pré-sal que pode destinar extra de R$ 4 bilhões aos estados.
Estatais à venda: com participação em 637 empresas, o governo pretende acelerar processos de privatizações, disse o secretário de Desestatização, Salim Mattar.
Batalha nos autos: o Ministério Público Federal apoiou recurso do Google ao STJ, contra o Ministério Público do Rio, para não fornecer dados à investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco.
Alerta após vistorias: o Teatro Municipal do Rio tem risco de incêndio “preocupante”, segundo auditoria da Controladoria-Geral do Estado.
Olhos em Hollywood: ‘A vida invisível’ disputará o Oscar de melhor filme internacional com 92 longas de outros países.
Em entrevista ao programa “Roda Viva”, ministro comenta recusa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em progredir ao regime semiaberto e volta a fazer críticas aos procuradores da Operação Lava-Jato