O ESSENCIAL: Procuradoria denuncia 26 pessoas por fraudes em fundos de pensão

E mais: manchas de óleo no Nordeste, contas em dólar, Nobel de Medicina
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 7 de OUTUBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
Vinte e seis pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal em três ações penais no âmbito da Operação Greenfield, que apura fraudes provocadas contra três fundos de pensão. A força-tarefa do MPF do Distrito Federal pede a prisão dos acusados e a reparação de mais de R$ 3,1 bilhões aos cofres públicos.

Entenda: as denúncias apontam fraudes no Funcef (Caixa Econômica Federal), Petros (Petrobras) e Postalis (Correios) entre 2009 e 2014. Segundo o MPF, diretores dos fundos de pensão usaram laudos falsos para aprovar aportes milionários em um fundo de investimentos que não teria capacidade financeira para receber os recursos.
 A praia de Ponta dos Mangues, no município de Pacatuba (CE), foi uma das atingidas pelo derramamento de óleo, cuja origem é desconhecida. Foto: Brenda Dantas / Agência O Globo
Equipes do Ibama e do ICMBio recolheram mais de 100 toneladas de borra de petróleo no litoral do Nordeste desde 2 de setembro, informou o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente). Manchas do óleo já atingiram praias de nove estados — Sergipe declarou estado de emergência nos municípios afetados. Após mais de um mês do surgimento das manchas , o governo ainda não sabe a origem e a responsabilidade do dano ambiental.

Reação: o presidente Jair Bolsonaro reuniu ministros e comandantes das Forças Armadas nesta segunda-feira para discutir o tema. Após o encontro, disse que o óleo não é produzido nem comercializado no país. A Petrobras já havia informado que o petróleo não era brasileiro. No sábado, Bolsonaro havia dado prazo de 48 horas para que a Polícia Federal, a Marinha e os órgãos ambientais investigassem e apresentassem providências tomadas para conter o dano.
Viu isso?
Mercado de câmbio: o Banco Central enviou ao Congresso projeto de lei que pode ampliar autorizações para contas em dólar no país.
Crise interna: funcionários do BNDES criticam o comando do banco por demitir superintendente que discordou de estratégia de venda de ações.
Justificativas: o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, pediu desculpas por declarações sobre juíza que determinou interdição da Avenida Niemeyer.
Portaria suspensa: por decisão da Justiça Federal, a Ancine terá de retomar o edital para TVs públicas com séries de temática LGBT.
Sínodo para a Amazônia: o Papa Francisco criticou “colonizações ideológicas” dos povos indígenas.
Tabuleiro geopolítico: os Estados Unidos iniciaram retirada de tropas militares da Síria. Decisão abre caminho para ataque turco.
Fernanda Montenegro, atriz
Protesto, durante lançamento de suas memórias em São Paulo, contra ameaças de censura e ataques à classe artística
Trio de pesquisadores é laureado por descoberta de proteína que pode influenciar estudos sobre câncer, anemia e outras doenças
Dupla faz sucesso com o canal “Pretinhas Leitoras”, participa de festivais literários e projeta rodas de leitura infantil em comunidades do Rio
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.