Vinte e seis pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal em três ações penais no âmbito da Operação Greenfield, que apura fraudes provocadas contra três fundos de pensão. A força-tarefa do MPF do Distrito Federal pede a prisão dos acusados e a reparação de mais de R$ 3,1 bilhões aos cofres públicos.
Entenda: as denúncias apontam fraudes no Funcef (Caixa Econômica Federal), Petros (Petrobras) e Postalis (Correios) entre 2009 e 2014. Segundo o MPF, diretores dos fundos de pensão usaram laudos falsos para aprovar aportes milionários em um fundo de investimentos que não teria capacidade financeira para receber os recursos.
Equipes do Ibama e do ICMBio recolheram mais de 100 toneladas de borra de petróleo no litoral do Nordeste desde 2 de setembro, informou o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente). Manchas do óleo já atingiram praias de nove estados — Sergipe declarou estado de emergência nos municípios afetados. Após mais de um mês do surgimento das manchas , o governo ainda não sabe a origem e a responsabilidade do dano ambiental.
Reação: o presidente Jair Bolsonaro reuniu ministros e comandantes das Forças Armadas nesta segunda-feira para discutir o tema. Após o encontro, disse que o óleo não é produzido nem comercializado no país. A Petrobras já havia informado que o petróleo não era brasileiro. No sábado, Bolsonaro havia dado prazo de 48 horas para que a Polícia Federal, a Marinha e os órgãos ambientais investigassem e apresentassem providências tomadas para conter o dano.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.