Em detalhes: os senadores rejeitaram na CCJ os três destaques apreciados, incluindo a proposta que retirava da reforma as regras do abono salarial — era o item que mais preocupava o governo.
Entenda: o parecer aprovado tem potencial de economia de R$ 876,7 bilhões em dez anos, segundo projeções do governo. Sem a mudança no sistema de aposentadorias, o país terá menos recursos para outras áreas. Confira em quatro pontos por que a reforma é importante.
Bastidores: senadores do Norte e do Nordeste ameaçam dificultar a votação em segundo turno, prevista para ocorrer até 10 de outubro. Eles cobram ação do governo para assegurar a divisão dos recursos do leilão do pré-sal para estados e municípios.
Em ofício enviado à Justiça Federal, a Polícia Federal constatou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem boa conduta na prisão. O documento é necessário para decisão sobre progressão ao regime semiaberto. Por estratégia, a defesa de Lula defende que ele permaneça na Superintendência da PF em Curitiba.
O que foi dito: o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Victor dos Santos Laus, chamou a condição de Lula na PF de “regalia” e disse que o político não tem poder de escolha sobre a progressão de regime. Questionado sobre o assunto, o presidente Jair Bolsonaro discordou: “Quer ficar, fica”.
Em paralelo: o Supremo Tribunal Federal deve julgar este mês a possibilidade de os réus começarem a cumprir pena após decisão da segunda instância do Judiciário. A decisão pode impactar o caso de Lula.
General exonerado: João Carlos Jesus Corrêa foi demitido da presidência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária após pressão de ruralistas.
Declaração para garimpeiros de Serra Pelada (PA), após reunião com representantes do grupo no Palácio do Planalto, prometendo vídeo que iria “abrir a cabeça da população”. Presidente disse ainda que “ao que parece” empresas estrangeiras pagam propina para ocultar crimes ambientais
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.