No dia em que a Comissão de Transparência do Senado convocou o ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) a explicar acusação sobre esquema de candidaturas laranjas do PSL, o presidente Jair Bolsonaro expressou pela primeira vez publicamente sua insatisfação com o partido. “Esquece o PSL. Tá ok? Esquece” , pediu a apoiador na entrada do Palácio da Alvorada. Bolsonaro afirmou ainda que o presidente da sigla, deputado Luciano Bivar (PE), está “queimado para caramba”. Bivar é investigado por suspeitas de caixa dois em sua campanha.
Repercussão: parlamentares do PSL demonstraram perplexidade com a declaração de Bolsonaro. O líder do partido na Câmara, Delegado Waldir (GO), defendeu Bivar e disse que o filho do presidente Flávio Bolsonaro também é investigado. O senador Major Olímpio (SP) afirmou que a sigla é a mais fiel ao governo.
O que está acontecendo: Sem controle sobre o PSL, o que inclui a distribuição do fundo partidário, Bolsonaro cogita deixar a sigla. Já sinalizou a interlocutores que conversará sobre o assunto com Bivar.
O presidente Jair Bolsonaro classificou como “besteira” pergunta de jornalistas sobre a denúncia do Ministério Público Federal que identificou práticas de tortura nos presídios do Pará sob intervenção federal. Ao decidir encerrar entrevista, Bolsonaro rezou e chamou a imprensa de “fétida”. Nesta terça-feira, o GLOBO mostrou que a Justiça Federal afastou o coordenador da força-tarefa do Ministério da Justiça, Maycon Cesar Rottava, após ação do MPF.
Pacote anticrime 2: grupo de trabalho da Câmara derrubou proposta que permitia delegado liberar quem cometesse homicídio em legítima defesa e incluiu veto à “saidinha” em casos de crimes hediondos.
Demissão na PGR: nomeado com a missão de “abrir a caixa-preta” da instituição, o general Roberto Severo Ramos foi exonerado após uma semana. Ele não teria agradado a Bolsonaro.
Manchas de óleo: Bolsonaro sugeriu que borras de petróleo encontradas em praias do Nordeste foram “criminosamente” despejadas.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.