O ESSENCIAL: Bolsonaro eleva tom da insatisfação com PSL

E mais: tortura em presídios, pacote anticrime, demissão na PGR, CPI do BNDES
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 8 de OUTUBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
No dia em que a Comissão de Transparência do Senado convocou o ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) a explicar acusação sobre esquema de candidaturas laranjas do PSL, o presidente Jair Bolsonaro expressou pela primeira vez publicamente sua insatisfação com o partido. “Esquece o PSL. Tá ok? Esquece” , pediu a apoiador na entrada do Palácio da Alvorada. Bolsonaro afirmou ainda que o presidente da sigla, deputado Luciano Bivar (PE), está “queimado para caramba”. Bivar é investigado por suspeitas de caixa dois em sua campanha.

Repercussão: parlamentares do PSL demonstraram perplexidade com a declaração de Bolsonaro. O líder do partido na Câmara, Delegado Waldir (GO), defendeu Bivar e disse que o filho do presidente Flávio Bolsonaro também é investigado. O senador Major Olímpio (SP) afirmou que a sigla é a mais fiel ao governo.

O que está acontecendo: Sem controle sobre o PSL, o que inclui a distribuição do fundo partidário, Bolsonaro cogita deixar a sigla. Já sinalizou a interlocutores que conversará sobre o assunto com Bivar.
 
O presidente Jair Bolsonaro classificou como “besteira” pergunta de jornalistas sobre a denúncia do Ministério Público Federal que identificou práticas de tortura nos presídios do Pará sob intervenção federal. Ao decidir encerrar entrevista, Bolsonaro rezou e chamou a imprensa de “fétida”. Nesta terça-feira, o GLOBO mostrou que a Justiça Federal afastou o coordenador da força-tarefa do Ministério da Justiça, Maycon Cesar Rottava, após ação do MPF.

Em paralelo: mesmo afastado, Rottava esteve ontem ao lado do ministro Sergio Moro (Justiça) em evento no Pará. O ministro foi ao estado acompanhar o trabalho da força-tarefa. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), defendeu a intervenção.

Reação: deputados da oposição querem convocar Moro à Câmara a prestar esclarecimentos sobre a denúncia do MPF.
Viu isso?
Pacote anticrime 1: a pedido do MPF, o ministro Vital do Rêgo, do TCU, determinou suspensão da campanha publicitária do governo.
Pacote anticrime 2: grupo de trabalho da Câmara derrubou proposta que permitia delegado liberar quem cometesse homicídio em legítima defesa e incluiu veto à “saidinha” em casos de crimes hediondos.
CPI do BNDES: o relator da comissão, Altineu Côrtes (PL-RJ), recomendou o indiciamento dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e mais 62 pessoas.
Demissão na PGR: nomeado com a missão de “abrir a caixa-preta” da instituição, o general Roberto Severo Ramos foi exonerado após uma semana. Ele não teria agradado a Bolsonaro.
Manchas de óleo: Bolsonaro sugeriu que borras de petróleo encontradas em praias do Nordeste foram “criminosamente” despejadas.
Ensino profissionalizante: o ministério da Educação lançou programa que pretende criar 1,5 milhão de vagas até 2023.
Financiamento imobiliário: a Caixa Econômica Federal anunciou corte nos juros, mas nova taxa é maior do que a oferecida por bancos privados.
Sem Paris: a França não assinará acordo entre União Europeia e Mercosul porque o Brasil não respeita a Amazônia e o tratado de Paris, afirmou ministra francesa.
Adeus Quito: pressionado por protestos, o presidente do Equador, Lenín Moreno, transferiu a sede do governo para Guayaquil.
Sequência de sorte: um assessor do PT na Câmara que ganhou bolão da Mega-Sena em setembro voltou a acertar a loteria: desta vez, foi a quadra.
Tiros de motocicleta: Shanna Garcia, filha do bicheiro Maninho, foi baleada no Recreio dos Bandeirantes. Câmera flagrou disparos.
Cientistas descobriram radiação considerada evidência do Big Bang e o primeiro planeta fora do Sistema Solar, em 1995 — hoje, há 4 mil conhecidos
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.