O ESSENCIAL: STF tem 4 votos a favor de prisão em segunda instância e 3 contra

E mais: caso Queiroz, investigação sobre óleo, visto para chineses, bastidores do Flamengo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 24 de OUTUBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Com a manifestação de três ministros nesta quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal chegou a quatro votos a favor da possibilidade de prisão após condenação em segunda instância e três contrários a essa tese. O julgamento foi interrompido e será retomado na próxima semana, em data a ser anunciada pelo presidente do STF, Dias Toffoli. Quatro ministros ainda vão se manifestar — o voto de Toffoli deve desempatar o caso.

Resumo: considerada voto capaz de desequilibrar a divisão da Corte, Rosa Weber defendeu que seja respeitado o trânsito em julgado para a prisão dos condenados: “O STF é o guardião do texto constitucional, não o seu autor” . Ricardo Lewandowski disse que a presunção de inocência é “talvez a mais importante das salvaguardas do cidadão”. Nesta quinta, somente Luiz Fux votou a favor da prisão em segunda instância: “O Judiciário deve contas à sociedade”.
 
“O Queiroz cuida da vida dele e eu cuido da minha”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro, em Pequim, ao dizer que não tem conhecimento das atividades de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, que em áudio revelado pelo GLOBO comenta como fazer indicações políticas para o Congresso. Flávio Bolsonaro divulgou vídeo em que nega que Queiroz tenha acesso ao seu gabinete no Senado.

O que foi dito: rival da família Bolsonaro na disputa interna do PSL, o deputado Delegado Waldir (GO) afirmou ver indícios na mensagem de Queiroz de condutas criminosas. “Acho que em nenhum momento a rachadinha parou”, afirmou, em referência à suposta devolução de parte dos salários de servidores.

Reação: parlamentares do PSOL protocolaram pedido para Queiroz dar explicações à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.
Viu isso?
‘Shutdown’ à brasileira: o ministro Paulo Guedes (Economia) quer permitir que estados e municípios em crise interrompam pagamentos de salários a servidores públicos durante dificuldades financeiras.
Bolsonaro na China: o presidente anunciou isenção de visto para chineses que visitarem o país a turismo ou negócios. Medida foi tomada sem reciprocidade.
Sem solução para o óleo: o ministro Ricardo Salles sugeriu que o Greenpeace estaria por trás do vazamento. A Marinha descobriu que material permaneceu mais tempo na água do que se sabia.
Tratamento no Flamengo: atendimento rápido, fisioterapia intensiva e conversa contra bloqueio mental foram etapas da recuperação de Rafinha e Arrascaeta para jogo decisivo na Libertadores, conta o médico do clube.
Eleições na Bolívia: ainda sem resultado oficial, o presidente Evo Morales comemorou vitória em primeiro turno e elevou tom crítico contra adversário e a OEA.
Ditadura exumada: o corpo do ditador espanhol Francisco Franco foi retirado de monumento nacional e levado para cemitério comum em Madrid, 44 anos após sua morte.
Marina Silva, ex-ministra e ex-senadora
Declaração em evento organizado pela revista The Economist em que critica medidas tomadas pelo governo Jair Bolsonaro nas áreas ambiental e de direitos humanos
Estudo de pesquisadores americanos identifica alteração em proteína que pode provocar problemas cognitivos, como demências
Mais de 83 mil procedimentos estéticos foram realizados no ano passado. Beleza é vista como ‘único parâmetro da identidade feminina’, diz professora
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.