O ESSENCIAL: Supremo analisará prisão em 2ª instância na quinta-feira

E mais: liberação de verbas, portaria de Moro, Nobel de Economia e poluição em Pequim
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 14 de OUTUBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O Supremo Tribunal Federal vai julgar na quinta-feira ações sobre a possibilidade de prisão após condenação na segunda instância do Judiciário. A Corte pode mudar o entendimento proferido em 2016 e permitir que réus aguardem em liberdade até o fim dos recursos em tribunais superiores. A decisão pode influenciar em casos de condenados na Lava-Jato, como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O que está acontecendo: o julgamento foi agendado pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli, pressionado por colegas do tribunal. A interlocutores, Toffoli disse que o momento é favorável à discussão do assunto. Em paralelo, o julgamento sobre a tese referente à ordem de apresentação de alegações finais de réus delatores e delatados — considerada ameaça a condenações da Lava-Jato — não tem data para voltar à pauta da Corte. Há discordância entre os ministros sobre delimitar o alcance da decisão de anular sentenças.
 
Quatro parlamentares devem ser expulsos do PSL, afirmou o deputado Júnio Bozzella (SP). A lista inclui três deputados estaduais — Bibo Nunes (RS), Alê Silva (MG) e Carla Zambelli (SP), na foto acima — e um estadual — Douglas Garcia (SP).

Bozella desafiou apoiadores do presidente Jair Bolsonaro na crise interna da sigla a abrir mão do fundo partidário e deixar o PSL.

Reação: do lado bolsonarista, o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (GO), cobrou lealdade e disse que o PSL “muito provavelmente” teria acabado sem Bolsonaro.

Bastidores: aliados do presidente do PSL, Luciano Bivar (CE), afirmam que deputados e senadores têm manifestado interesse em se filiar ao partido. O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), seria um deles. Enquanto isso, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), quer conversar com deputados que forem expulsos ou decidam abandonar o PSL.
Viu isso?
Desbloqueio de verbas: o governo deve liberar R$ 7,3 bilhões do Orçamento para ministérios, emendas parlamentares e gastos do Judiciário e Legislativos.
Portaria alterada: o ministro Sergio Moro mudou regras editadas em julho sobre deportação ou impedimento de estrangeiros no país.
Rota do tráfico: foi preso no Paraguai Levi Adriani Felício, apontado como fornecedor de drogas para facções criminosas do Rio e de São Paulo.
Estado brutal: um idoso de 75 anos morreu após 22 dias internado por ter sido espancado por quatro moradores de rua na Zona Norte do Rio.
Golpe no WhatsApp: mais de 85 mil pessoas foram atingidas por uma campanha falsa no aplicativo envolvendo promoções do Dia das Crianças.
TV infantil: cinco produções brasileiras, incluindo “Malhação”, foram indicadas ao Emmy Kids de 2019.
Expectativas: enquanto torcida faz fila por ingressos para semifinal da Libertadores, o Flamengo acelera recuperação de Rafinha, que precisou de cirurgia, e não liberou Reinier para seleção sub-17.
Sentença e protestos: o Tribunal Supremo da Espanha condenou líderes separatistas da Catalunha a até 13 anos de prisão.
Cânone ocidental: morreu, aos 89 anos, Harold Bloom, um dos mais influentes críticos literários dos Estados Unidos.
Valentim, treinador do Botafogo
Declaração durante apresentação como técnico do clube, pela segunda vez. Frase comenta polêmica envolvendo áudio vazado de ex-presidente do Botafogo com críticas à equipe
Esther Duflo é a mais jovem a ser laureada e apenas a segunda na História. Ela é casada com Abhijit Banerjee, outro vencedor. Michael Kremer completa lista
Capital chinesa está perto de deixar lista das 200 cidades mais poluídas do mundo. Mudança ainda em curso já indica aumento na expectativa de vida
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para sjcorpchen.mail005@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.