O Supremo Tribunal Federal vai julgar na quinta-feira ações sobre a possibilidade de prisão após condenação na segunda instância do Judiciário. A Corte pode mudar o entendimento proferido em 2016 e permitir que réus aguardem em liberdade até o fim dos recursos em tribunais superiores. A decisão pode influenciar em casos de condenados na Lava-Jato, como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O que está acontecendo: o julgamento foi agendado pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli, pressionado por colegas do tribunal. A interlocutores, Toffoli disse que o momento é favorável à discussão do assunto. Em paralelo, o julgamento sobre a tese referente à ordem de apresentação de alegações finais de réus delatores e delatados — considerada ameaça a condenações da Lava-Jato — não tem data para voltar à pauta da Corte. Há discordância entre os ministros sobre delimitar o alcance da decisão de anular sentenças.
Quatro parlamentares devem ser expulsos do PSL, afirmou o deputado Júnio Bozzella (SP). A lista inclui três deputados estaduais — Bibo Nunes (RS), Alê Silva (MG) e Carla Zambelli (SP), na foto acima — e um estadual — Douglas Garcia (SP).
Bozella desafiou apoiadores do presidente Jair Bolsonaro na crise interna da sigla a abrir mão do fundo partidário e deixar o PSL.
Reação: do lado bolsonarista, o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (GO), cobrou lealdade e disse que o PSL “muito provavelmente” teria acabado sem Bolsonaro.
Bastidores: aliados do presidente do PSL, Luciano Bivar (CE), afirmam que deputados e senadores têm manifestado interesse em se filiar ao partido. O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), seria um deles. Enquanto isso, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), quer conversar com deputados que forem expulsos ou decidam abandonar o PSL.
Viu isso?
Desbloqueio de verbas: o governo deve liberar R$ 7,3 bilhões do Orçamento para ministérios, emendas parlamentares e gastos do Judiciário e Legislativos.
Portaria alterada: o ministro Sergio Moro mudou regras editadas em julho sobre deportação ou impedimento de estrangeiros no país.
Esther Duflo é a mais jovem a ser laureada e apenas a segunda na História. Ela é casada com Abhijit Banerjee, outro vencedor. Michael Kremer completa lista
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.